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Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

EMMENDOERFER, Magnus  e  VALADARES, Josiel Lopes. Análise do fenômeno do empreendedorismo público em um estado membro do Brasil. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.Especial, pp.43-48. ISSN 2182-8458.

Este estudo analisou o cargo de empreendedor público, criado em um estado membro do Brasil. Como contribuições, percebe-se que esse empreendedor pode ser considerado uma inovação no que tange à gestão de pessoas no serviço público. Outro importante benefício é a maximização do valor da imagem pública do Estado-Membro que passa a ser uma das referências para o País no estabelecimento de critérios mais objetivos para recrutamento de cargos de confiança. No entanto, o modelo de gestão dos empreendedores públicos apresenta desafios importantes. Deve-se ressaltar que a concorrência com as empresas privadas é desleal, porque, na maioria das vezes, os salários no setor privado são bem maiores no setor público. A literatura especializada aponta como ponto crítico para o fomento do empreendedorismo na esfera pública, pois existe a possibilidade do empreendedorismo público acarretar ameaças à governança democrática, fomentando a promoção de autointeresse de empreendedores.

Palavras-chave : Gestão estratégica; gestão pública; empreendedor interno; inovação; gestão de pessoas.

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