SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issueESPECIALAutomotive industry: Concentration analysis by segmentsThe effect of subjective norm, perceived control, attitude, and past experience on purchase intention of luxury clothes brands in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458

Abstract

CARDOSO, Gabriela  and  FERREIRA, Pedro. Segmento sénior feminino: um estudo sobre estilos de vida e comportamento de consumo de produtos de cosmética. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.Especial, pp.94-102. ISSN 2182-8458.

É conhecida a tendência de envelhecimento das sociedades modernas. O crescimento deste grupo populacional torna crucial perceber como vivem e consomem estes indivíduos. Utilizando como enquadramento o consumo de cosméticos, o objectivo deste estudo passa por perceber o que caracteriza a população sénior feminina, nomeadamente ao nível dos estilos de vida e, seguidamente, perceber qual o seu comportamento de consumo face aos produtos de cosmética. Para concretizar este duplo objectivo, foi feita uma recolha de dados primários junto de 300 mulheres com idades superiores a 55 anos. Os questionários eram constituídos por questões relacionadas com os estilos de vida, comportamento de consumo face aos produtos de cosmética e questões de cariz demográfico. A metodologia de análise assentou em técnicas de redução de dados, nomeadamente a análise factorial e análise de clusters. Com esta investigação espera-se contribuir para a compreensão do segmento sénior em Portugal, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de produtos de cosmética.

Keywords : Segmento sénior; estilos de vida; produtos de cosmética; clusters.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )