SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issueESPECIALThe effect of subjective norm, perceived control, attitude, and past experience on purchase intention of luxury clothes brands in BrazilIdeal and real teaching competencies in distance education in a management course: a study in a Brazilian institution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458

Abstract

JESUS, Maria Margarida Nascimento  and  BATISTA, Tiago Miguel Ferreira. A responsabilidade social das empresas no Algarve. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.Especial, pp.111-120. ISSN 2182-8458.

A Responsabilidade Social das Empresas é um tema em destaque nos nossos dias devido ao crescente interesse da sociedade relativamente a este tema e a uma expectativa cada vez maior em relação ao contributo das empresas para a sociedade onde estão inseridas. O mundo está em constantes mudanças e, se as empresas não acompanham a evolução decorrente destas mudanças, correm o risco de ser excluídas pelos consumidores, pois estes, cada vez mais, exigem parâmetros de qualidade, aos quais adicionam parâmetros de sustentabilidade. A responsabilidade social de uma empresa avalia-se pelas suas práticas para a sustentabilidade, quer a nível socioeconómico, quer cultural e ambiental. O conceito de lucro a todo o custo tem vindo progressivamente a ser substituído pelo de lucro responsável. O presente estudo tem como principal objectivo conhecer a percepção dos gestores das empresas algarvias relativamente às práticas de RSE nas empresas onde exercem a sua actividade. Num primeiro momento apresenta-se uma síntese dos conceitos mais importantes relacionados com a temática da responsabilidade social empresarial, seguindo-se os principais resultados de um estudo empírico que consistiu na implementação de um inquérito por questionário a alguns gestores de empresas algarvias. Para o tratamento dos dados recorreu-se a técnicas de análise univariada e multivariada. Os resultados obtidos permitem concluir que os gestores inquiridos têm a percepção de que as empresas algarvias estão cada vez mais sensibilizadas para a adopção de práticas de responsabilidade social, sobretudo ao nível da dimensão interna ou seja práticas de responsabilidade social dirigidas fundamentalmente aos seus colaboradores.

Keywords : Responsabilidade social empresarial; empresas algarvias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )