SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issueESPECIALThe corporate social responsibility in the AlgarveFinancial knowledge of credit among college students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458

Abstract

PAIVA, Kely César Martins de et al. Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.Especial, pp.121-128. ISSN 2182-8458.

O objetivo desse estudo foi descrever e analisar como se configuram as competências docentes, ideais e reais, na educação a distância (EAD), na percepção de discentes e docentes de um curso de graduação em Administração de uma instituição particular brasileira. O referencial teórico abordou competência profissional docente e especificidades na EAD. O estudo de caso, exploratório e descritivo, contou com abordagens quantitativa e qualitativa (triangulação). 107 questionários foram respondidos por alunos e foram realizadas 10 entrevistas (5 alunos, 5 professores). Os resultados apontaram um desnível entre o que se espera do professor e o que ele efetivamente vem realizando junto aos alunos, fato preocupante para todos os envolvidos. Diante dos achados e das limitações, sugestões para pesquisas futuras foram alinhadas.

Keywords : Competência profissional; competência docente; educação a distância; administração; professor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )