SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issueESPECIALIdeal and real teaching competencies in distance education in a management course: a study in a Brazilian institutionSpain vs Portugal: The image of both countries and its evolution in times of crisis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458

Abstract

ROQUETTE, Inês Ulrica Araújo; LAUREANO, Raul M. S.  and  BOTELHO, Maria do Carmo. Conhecimento financeiro de estudantes universitários na vertente do crédito. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.Especial, pp.129-139. ISSN 2182-8458.

Os mercados financeiros, cada vez mais complexos e sofisticados, desenvolvem-se a uma velocidade estonteante. É necessário ter um bom nível de conhecimento financeiro para estar preparado para estas constantes mudanças. É essencial também saber utilizar este conhecimento. Assim, os consumidores com uma maior literacia financeira, ou seja, os que possuem mais conhecimento financeiro, mas também maior capacidade para o gerir, são os menos vulneráveis. Neste contexto, este estudo avalia o nível de conhecimento financeiro, percecionado e real, de estudantes universitários no que respeita ao crédito, assim como as possíveis condicionantes deste conhecimento. Através de um inquérito por questionário a 396 alunos de licenciatura do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), conclui-se que os estudantes possuem baixos níveis de conhecimento financeiro, no que respeita ao crédito. Além disso, existe uma tendência para os alunos sobreavaliarem os seus conhecimentos, ou seja, os estudantes pensam saber mais do que o que realmente acontece. Os conhecimentos são explicados pelo perfil sociodemográfico do estudante, pelo seu background familiar e pela sua cultura e inclusão financeiras. Os conhecimentos mais elevados são de estudantes com agregados familiares com elevado rendimento, que frequentam um curso das áreas empresariais e estão no 3º ano, que consultam algumas fontes de informação regularmente e que já possuem conta bancária.

Keywords : Literacia financeira; conhecimento financeiro; educação financeira; crédito; estudantes universitários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )