SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 númeroESPECIALCompetências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileiraEspaña vs Portugal: la imagen de ambos países y su evolución en tiempos de crisis índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

ROQUETTE, Inês Ulrica Araújo; LAUREANO, Raul M. S.  e  BOTELHO, Maria do Carmo. Conhecimento financeiro de estudantes universitários na vertente do crédito. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.Especial, pp.129-139. ISSN 2182-8458.

Os mercados financeiros, cada vez mais complexos e sofisticados, desenvolvem-se a uma velocidade estonteante. É necessário ter um bom nível de conhecimento financeiro para estar preparado para estas constantes mudanças. É essencial também saber utilizar este conhecimento. Assim, os consumidores com uma maior literacia financeira, ou seja, os que possuem mais conhecimento financeiro, mas também maior capacidade para o gerir, são os menos vulneráveis. Neste contexto, este estudo avalia o nível de conhecimento financeiro, percecionado e real, de estudantes universitários no que respeita ao crédito, assim como as possíveis condicionantes deste conhecimento. Através de um inquérito por questionário a 396 alunos de licenciatura do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), conclui-se que os estudantes possuem baixos níveis de conhecimento financeiro, no que respeita ao crédito. Além disso, existe uma tendência para os alunos sobreavaliarem os seus conhecimentos, ou seja, os estudantes pensam saber mais do que o que realmente acontece. Os conhecimentos são explicados pelo perfil sociodemográfico do estudante, pelo seu background familiar e pela sua cultura e inclusão financeiras. Os conhecimentos mais elevados são de estudantes com agregados familiares com elevado rendimento, que frequentam um curso das áreas empresariais e estão no 3º ano, que consultam algumas fontes de informação regularmente e que já possuem conta bancária.

Palavras-chave : Literacia financeira; conhecimento financeiro; educação financeira; crédito; estudantes universitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )