SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issueESPECIALSuccess factors for using ERP (Enterprise Resource Planning) systems to improve competitiveness in the hospitality industryTourism industry: Role of the real effective exchange rate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458

Abstract

CARVALHO, Luísa. Internacionalização de empresas de serviços: Um estudo de caso aplicado a um grupo hoteleiro. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.Especial, pp.169-173. ISSN 2182-8458.

O setor dos serviços ganhou um peso significativo nos últimos anos e contribuiu para o crescimento económico e criação de emprego em muitos países. Contudo, ainda que nos últimos anos os estudos sobre o setor serviços tenham vindo a aumentar, este setor carece ainda de investigação, principalmente de estudos empíricos aplicados ao estudo da inovação e da internacionalização. Para além disso as características dos serviços, em particular no caso da hotelaria dificultam o estudo da internacionalização. Este artigo tem dois objetivos. Por um lado, apresenta uma revisão de literatura sobre internacionalização de serviços, com ênfase no caso da hotelaria. E, por outro lado, pretende discutir um estudo de caso aplicado ao maior grupo hoteleiro português (Grupo Pestana). Esta investigação permitiu a formulação de hipóteses que suportam o estudo empírico e apontou um conjunto de pistas relevantes sobre este assunto no caso das empresas hoteleiras.

Keywords : Estratégia; hotelaria; internacionalização; serviços.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )