Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Tourism & Management Studies
versión impresa ISSN 2182-8458
Resumen
GANCHEV, Gancho Todorov. Indústria turística: a importância da taxa de câmbio efetiva real. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.Especial, pp.174-179. ISSN 2182-8458.
Este trabalho tem como objetivo avaliar um modelo econométrico de equilíbrio para a indústria do turismo estrangeiro búlgaro. As principais premissas microeconómicas do modelo são a existência de consumidores idênticos, idêntico produto turismo compósito e condições de mercado perfeitas. A taxa de câmbio efetiva real (TCER) é usada como uma proxy para produto composto preço e outras proxies são introduzidas para a rendimento externo e capacidade doméstica da indústria do turismo. Os dados são corregidos da sazonalidade, com uma média geométrica e o filtro de Hodrick - Prescott. O método TSLS de estimação é aplicado a ter em conta o modelo identificado. Os resultados da estimação são consistentes com a teoria microeconómica. O modelo estimado permite a convergência de equilíbrio de preços. Sem considerar as restrições iniciais, permite tirar conclusões adicionais. A indústria do turismo pode ganhar substancialmente através da promoção, da diversificação de produtos e da diminuição da dependência das reservas de verão. Dado o papel macroeconómico importante da indústria do turismo sob o regime do Gabinete de Câmbio e do potencial de vulnerabilidade da indústria do turismo, o governo poderia desempenhar um papel importante na promoção do desenvolvimento sustentável no sector do turismo.
Palabras clave : Bulgária; taxa de câmbio efetiva real; equilíbrio parcial; curvas da oferta e da procura; setor do turismo.