SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Text mining social media for competitive analysisRelationship between corporate culture and competitive power of the companies in the tourism industry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458

Abstract

CALDEIRA, Ana Maria  and  KASTENHOLZ, Elisabeth. O comportamento espaciotemporal do turista urbano multiatração: a distância do país de origem faz diferença?. TMStudies [online]. 2015, vol.11, n.1, pp.91-97. ISSN 2182-8458.

O modo como os turistas se movem no espaço e no tempo faz parte e, ao mesmo tempo, molda a sua experiência de viagem. No contexto urbano, os turistas costumam incluir várias atrações nos seus itinerários intradestino. A compreensão do comportamento espaciotemporal dos turistas pode ajudar a melhorar a qualidade da sua experiência, bem como fornecer informações úteis para a gestão de atrações e destinos. No entanto, o comportamento espaciotemporal dos turistas é um fenómeno complexo, influenciado por inúmeros fatores relativos quer ao destino, quer aos próprios turistas. A distância percorrida do país de origem até ao destino foi empiricamente identificada como um desses fatores que influenciam o comportamento espaciotemporal do turista. Os visitantes originários de locais de residência mais distantes investem mais tempo e dinheiro na sua viagem; portanto, a busca de variedade e de múltiplos benefícios, a redução do risco e de incerteza e a racionalização económica pode impactar a sua atividade espaço-tempo. No entanto, nenhuma pesquisa examinou antes especificamente o impacto da distância percorrida a partir do país de origem sobre o comportamento espaciotemporal do turista em contexto urbano. Este artigo preenche esta lacuna teórica e empírica, por meio de uma dupla análise de rastreamento GPS e de um inquérito junto de turistas (n = 413) alojados em dez diferentes hotéis em Lisboa. Os testes de hipóteses permitiram identificar diferenças estatisticamente significativas entre os turistas que viajaram de curta distância e os turistas de longa distância quanto ao seu comportamento espaciotemporal na visita a este destino urbano.

Keywords : Comportamento espaciotemporal intradestino; experiência de visita multiatração; turismo urbano; distância percorrida desde o país de origem.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License