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Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

BROCHADO, Ana Oliveira; MARQUES, Susana Henriques  e  MENDES, Pedro. Determinantes psicográficos da adoção da marca do distribuidor: um estudo no mercado português de iogurtes. TMStudies [online]. 2015, vol.11, n.1, pp.136-145. ISSN 2182-8458.

O presente trabalho tem como objetivo estudar os determinantes psicográficos da adoção da marca do distribuidor, no caso específico do mercado dos iogurtes em Portugal. Este é um setor em crescimento em Portugal, em que as marcas do distribuidor atingem quase 50% da quota de mercado total. Foi realizada uma entrevista em profundidade com o responsável pelo marketing e vendas de uma das empresas líderes neste setor. De seguida, foi administrado um questionário a consumidores de iogurtes. Com base nos resultados de um modelo de regressão Tobit, conclui-se que os consumidores baseiam as suas decisões de aquisição de marcas do distribuidor relativamente a marcas do fabricante em três tipos de variáveis: variáveis relacionadas com o preço, com a qualidade, e com o envolvimento com a categoria de produto. São igualmente discutidas as implicações para a gestão.

Palavras-chave : Marca do distribuidor; variáveis psicográficas; regressão Tobit; iogurtes.

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