SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1SMEs probability of default: the case of the hospitality sectorIdentification of critical success factors that maximise customers’ satisfaction: multivariate analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458

Abstract

GONCALVES, Marta Fernandes; MENEZES, João  and  MARQUES, Catarina. A perceção do consumidor numa ótica relacional no contexto do consumo de produtos verdes. TMStudies [online]. 2015, vol.11, n.1, pp.160-163. ISSN 2182-8458.

Uma perspetiva social ou comportamental do relacionamento entre clientes e retalhistas de produtos de mercearia reconhece a importância que as interações entre vendedor e comprador assumem ao longo do tempo. Esta interdependência aposta no desenvolvimento de relacionamentos e ganha relevância em mercados em que existe envolvimento entre os diversos atores presentes. Embora tradicionalmente em mercearias esta dinâmica seja diminuta, os retalhistas nesta área têm vindo a envolver substanciais recursos na proximidade e contacto com o cliente particularmente em produtos onde o risco psicológico percebido é maior como é o caso dos chamados “produtos verdes”. O objetivo deste artigo é obter tipologias de consumidores e caracterizar estes grupos neste contexto e numa ótica relacional com base nas suas perceções de valor, satisfação e risco percebidos. São ainda apresentadas algumas sugestões e recomendações para os retalhistas com base nas conclusões obtidas.

Keywords : Consumidor; valor percebido; satisfação relacional; consumo ambientalmente sustentável; segmentação.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License