SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Probabilidade de falência das PME: o caso do sector hoteleiroIdentificação de fatores críticos de sucesso que maximizam a satisfação do cliente: uma análise multivariada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458

Resumen

GONCALVES, Marta Fernandes; MENEZES, João  y  MARQUES, Catarina. A perceção do consumidor numa ótica relacional no contexto do consumo de produtos verdes. TMStudies [online]. 2015, vol.11, n.1, pp.160-163. ISSN 2182-8458.

Uma perspetiva social ou comportamental do relacionamento entre clientes e retalhistas de produtos de mercearia reconhece a importância que as interações entre vendedor e comprador assumem ao longo do tempo. Esta interdependência aposta no desenvolvimento de relacionamentos e ganha relevância em mercados em que existe envolvimento entre os diversos atores presentes. Embora tradicionalmente em mercearias esta dinâmica seja diminuta, os retalhistas nesta área têm vindo a envolver substanciais recursos na proximidade e contacto com o cliente particularmente em produtos onde o risco psicológico percebido é maior como é o caso dos chamados “produtos verdes”. O objetivo deste artigo é obter tipologias de consumidores e caracterizar estes grupos neste contexto e numa ótica relacional com base nas suas perceções de valor, satisfação e risco percebidos. São ainda apresentadas algumas sugestões e recomendações para os retalhistas com base nas conclusões obtidas.

Palabras clave : Consumidor; valor percebido; satisfação relacional; consumo ambientalmente sustentável; segmentação.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons