SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Estrutura de propriedade e criação de valor em companhias brasileirasA evolução da concentração sectorial em Portugal entre 1995 e 2006: a perspetiva do índice de Herfindahl-Hirschman índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458

Resumen

ANDRAZ, Georgette; FERNANDES, J. Sant’ana; GONCALVES, Cristina  y  GUERREIRO, J. Rodrigo. Indústria transformadora portuguesa: fatores determinantes da entrada de novas empresas. TMStudies [online]. 2015, vol.11, n.2, pp.138-145. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2015.11217.

O presente estudo investiga os fatores que influenciam a entrada de novas empresas na indústria transformadora portuguesa no período de 1996-2007. Confirma-se de uma forma global as conclusões de estudos anteriores, designadamente Fotopoulos e Spence (1998), Nystrom (2007), entre ouros. A dimensão do mercado e as condições macroeconómicas do período anterior são fatores importantes na decisão de entrada. O estudo confirma ainda uma forte relação positiva entre entradas e saídas de empresa do período anterior. Foram encontradas evidências de que as barreiras à entrada são pouco significativas. Este facto associado à elevada rotação empresarial sugere uma fraca capacidade de adaptação das empresas ao mercado, designadamente pela sua incapacidade de realizar os investimentos necessários para a sobrevivência e crescimento. Os resultados sugerem ainda uma relação não linear, na forma de "U" invertido, entre lucros da indústria e novas entradas, facto que introduz uma nova linha de investigação sobre o tema.

Palabras clave : Dinâmica empresarial; entrada; custos irreversíveis; indústria transformadora; barreiras à entrada e saída.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons