SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1La valoración de los hoteles en los medios sociales: El caso de TripAdvisor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458

Resumen

SANTOS, José António C.  y  SANTOS, Margarida Custódio. Redes de coautoria: Estrutura das colaborações de investigação ao nível de uma revista. TMStudies [online]. 2016, vol.12, n.1, pp.05-13. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2016.12101.

A investigação científica é, na maioria dos casos, atualmente, o resultado de investigação em colaboração, tal como evidenciado pelo fato de a maioria dos artigos serem da autoria de dois ou mais investigadores. O objetivo geral deste estudo é examinar a evolução e a estrutura das redes colaborativas de investigação presentes nos artigos publicados pela revista Tourism & Management Studies durante o período de cinco anos de 2011 a 2015, assim como representá-las graficamente. Neste artigo, procuramos fazer uma avaliação clara das colaborações intrainstitucionais, interinstitucionais e internacionais e identificar as principais redes de autores, assim como o papel do género na sua composição. Para alcançarmos estes objetivos, usámos uma combinação de análise bibliométrica com análise de redes sociais. Os resultados demonstram que a proximidade geográfica e as afinidades linguísticas têm um papel muito importante na colaboração científica entre as instituições. De fato, a maioria dos artigos resultam de investigação colaborativa envolvendo dois ou mais autores da mesma instituição. Uma análise do género no universo de autores e coautores e o papel das mulheres na composição das redes de coautoria comprovou que a maioria das redes inclui mulheres e que na maioria dessas redes as mulheres desempenham um papel de liderança, o que é consistente com o seu peso (51,3%) no universo de autores. Este será um dos primeiros trabalhos a demonstrar que as mulheres estão a assumir um papel de liderança na investigação em turismo e gestão.

Palabras clave : Redes de coautoria; investigação colaborativa; investigação em rede; análise bibliométrica; análise de revista.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons