SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1La valoración de los hoteles en los medios sociales: El caso de TripAdvisorUn modelo de redes neuronales probabilística aplicado a la predicción de la quiebra de hoteles índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458

Resumen

RAMOS, Célia M.Q. et al. Referencial para a caracterização de websites de hotéis de acordo com as necessidades dos consumidores. TMStudies [online]. 2016, vol.12, n.1, pp.25-39. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2016.12103.

A presença online é essencial para as organizações de turismo, e a qualidade dos seus websites pode influenciar os consumidores. No caso dos hotéis, existem muitos estudos para avaliar o desempenho do website com base, entre outros fatores, nas suas funcionalidades e na usabilidade, no entanto, existem poucos sobre a quantidade de diferentes informações disponíveis para o consumidor. Num futuro próximo, através da utilização de Big Data, espera-se que os websites dos hotéis sejam dinâmicos, que se adaptem em tempo real e que apresentem informações personalizadas para cada consumidor. Este artigo apresenta um referencial para a caracterização dos websites de hotéis, com foco na quantidade de informações disponíveis para o consumidor, o qual foi aplicado num estudo de caso, durante os últimos meses de 2013, nos websites dos hotéis de cinco estrelas da região do Algarve, Portugal. A aplicação do referencial, permitiu identificar um conjunto exaustivo de indicadores para a caracterização dos websites, os quais foram agrupados em dez dimensões de informação, que por sua vez, foram agrupadas em quatro grupos. Por fim, são apresentadas e discutidas as avaliações quantitativas e qualitativas obtidas, que ilustram quais os indicadores e as dimensões mais contemplados em websites de hotéis para satisfazer as necessidades de informação do consumidor.

Palabras clave : Caracterização do website; turismo; hotelaria; análise de conteúdos; qualidade do website.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons