SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1El papel de la satisfacción en las recomendaciones de actividades culturales: Estudio de un caso en el Museo Picasso de Málaga (España)El uso de herramientas Social Media en hoteles europeos: Principales retos, oportunidades y dificultades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458

Resumen

BENTO, João Paulo Cerdeira. Turismo e crescimento económico em Portugal: análise das relações de causalidade. TMStudies [online]. 2016, vol.12, n.1, pp.164-171. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2016.12117.

Este estudo utiliza séries temporais e dados trimestrais para o período de 1995 a 2015 para avaliar a relação de causalidade de Granger entre o turismo e o crescimento económico. O estudo testa a Tourism Led Growth Hypothesis. A variável do turismo no modelo econométrico é desagregada em chegadas dos turistas nacionais e chegadas dos turistas estrangeiros. O estudo faz uma análise da cointegração e causalidade e os testes de raíz unitária têm em conta a possibilidade de existência de quebras estruturais nas séries temporais. A hipótese em questão é válida no caso Português. Existe uma relação de cointegração a longo prazo entre o produto interno bruto e as chegadas dos turistas nacionais e dos turistas estrangeiros em estabelecimentos de alojamento. Existe também uma relação de causalidade a longo prazo entre os turistas nacionais e o produto interno bruto. A mensagem principal deste estudo é salientar o papel dos turistas nacionais na promoção do sector do turismo e do crescimento económico em Portugal.

Palabras clave : Tourism Led Growth Hypothesis; turistas; análise da cointegração e causalidade; quebras estruturais; Portugal.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons