SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Young-elderly individuals´ use of social media for travel purposeThe usefulness of social media analysis within scholarly publications: a study of first-tier tourism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458On-line version ISSN 2182-8466

Abstract

COELHO, Luís Miguel Serra. O efeito intra-indústria da abertura de novos restaurantes: o caso português. TMStudies [online]. 2017, vol.13, n.1, pp.33-42. ISSN 2182-8458.

Este artigo investiga os efeitos intra-indústria que resultam da abertura de um novo restaurante em Portugal. Recorrendo ao método do estudo de evento, mostra-se que os restaurantes rivais sofrem uma redução anormal da sua rendibilidade do activo na ordem dos -17.6% no ano em que os competidores iniciam a sua actividade, a qual parece resultar de uma queda anormal da sua margem de lucro e rotação do activo. A utilização da análise de regressão permite ainda verificar que uma elevada concentração da indústria, a localização numa grande cidade como Lisboa ou Porto e a existência de baixos níveis de produtividade do factor trabalho são factores que magnificam os resultados anteriormente mencionados. O presente artigo contribui assim para melhor se compreender a dinâmica empresarial ligada ao sector da restauração, tendo importantes implicações para a prática e para a definição de políticas públicas.

Keywords : Restauração; efeito intra-indústria; performance anormal; estudo de evento.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License