SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Utilização de mídias sociais por jovens-idosos para fins de viagemLa utilidad del análisis de redes sociales en las publicaciones académicas: un estudio de las revistas de turismo del primer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458versión On-line ISSN 2182-8466

Resumen

COELHO, Luís Miguel Serra. O efeito intra-indústria da abertura de novos restaurantes: o caso português. TMStudies [online]. 2017, vol.13, n.1, pp.33-42. ISSN 2182-8458.

Este artigo investiga os efeitos intra-indústria que resultam da abertura de um novo restaurante em Portugal. Recorrendo ao método do estudo de evento, mostra-se que os restaurantes rivais sofrem uma redução anormal da sua rendibilidade do activo na ordem dos -17.6% no ano em que os competidores iniciam a sua actividade, a qual parece resultar de uma queda anormal da sua margem de lucro e rotação do activo. A utilização da análise de regressão permite ainda verificar que uma elevada concentração da indústria, a localização numa grande cidade como Lisboa ou Porto e a existência de baixos níveis de produtividade do factor trabalho são factores que magnificam os resultados anteriormente mencionados. O presente artigo contribui assim para melhor se compreender a dinâmica empresarial ligada ao sector da restauração, tendo importantes implicações para a prática e para a definição de políticas públicas.

Palabras clave : Restauração; efeito intra-indústria; performance anormal; estudo de evento.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons