SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Motivational factors in sales team management and their influence on individual performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458On-line version ISSN 2182-8466

Abstract

PINTO, Marcelo de Rezende; MOTA, Alisson Oliveira; LEITE, Ramon Silva  and  ALVES, Ricardo César. Investigando os Influenciadores do Materialismo na Adolescência. TMStudies [online]. 2017, vol.13, n.1, pp.66-74. ISSN 2182-8458.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar os atributos influenciadores no nível de materialismo entre adolescentes no Brasil. A revisão da literatura contemplou discussões acerca do materialismo entre adolescentes que culminaram na proposição de um modelo teórico a ser testado empiricamente. O modelo foi composto por três variáveis influenciadoras do materialismo (idade, classe econômica e gênero) e sete construtos influenciadores (comunicação com os amigos, comunicação com os pais, efeito de pares, exposição à mídia, atitudes frente à publicidade, atração de celebridades e auto-estima). O trabalho de campo envolveu 1.353 adolescentes com idade entre 11 a 18 anos de escolas públicas e privadas em nível de educação fundamental e médio. Para a análise dos dados a modelagem de equações estruturais foi utilizada. Entre os resultados, pode-se enfatizar que os maiores influenciadores do nível de materialismo entre adolescentes são os construtos comunicação com os amigos e efeitos de pares

Keywords : Consumo; materialismo; efeito de pares; atração de celebridade; adolescentes.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License