Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Tourism & Management Studies
versión impresa ISSN 2182-8458versión On-line ISSN 2182-8466
Resumen
CARDOSO, Lucília; ESTEVAO, Cristina; FERNANDES, Cristina y ALVES, Helena. Turismo cinematográfico: revisão sistemática da literatura. TMStudies [online]. 2017, vol.13, n.3, pp.23-30. ISSN 2182-8458.
O conceito de “film-induced tourism” é aplicado ao estudo das visitas turísticas a um destino ou atracão turística pelo resultado da exposição a filmes de cinema, series televisivas, ou vídeos promocionais. Este fenómeno enquadra-se no campo de investigação de “film-induced versus destination branding image”, sendo consideravelmente recente e nesse sentido o presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise de conteúdo e sistematização dos artigos sobre esse campo, tendo como base de dados a web of science. O propósito do trabalho consistiu na aplicação de uma revisão sistemática envolvendo a síntese e a avaliação com base na interpretação. Foram mantidos na base apenas os artigos que tivessem sido publicados em periódicos no idioma inglês e não fossem proceedings ou comentários. Procurou-se perceber em que perspetiva os estudos empíricos foram analisados, quais as temáticas estudadas e as principais conclusões dos estudos analisados. Os resultados apresentam uma diversidade de estudos quantitativos e qualitativos e várias futuras linhas de investigação foram delineadas em função dos gaps detetados nos resultados encontrados
Palabras clave : Branding da imagem de destinos; linguagem do turismo; filme turístico; filme promocional; turismo cinematográfico.