SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4Place branding in tourism: a review of theoretical approaches and management practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458On-line version ISSN 2182-8466

Abstract

VERISSIMO, José Manuel Cristóvão; TIAGO, Maria Teresa Borges; TIAGO, Flávio Gomes  and  JARDIM, João Sérgio. Dimensões da marca de destinos turísticos: uma abordagem exploratória. TMStudies [online]. 2017, vol.13, n.4, pp.1-8. ISSN 2182-8458.

Estudos recentes defendem a importância da gestão da marca de destinos enquanto ferramenta de marketing. Porém, apesar do seu valor potencial, poucos trabalhos aprofundam a gestão da marca para além do conceito de imagem. Este trabalho contribui para colmatar esta lacuna, utilizando a ilha da Madeira como unidade de análise e contando com a participação de 321 turistas, alojados em sete hotéis. Solicitou-se aos inquiridos a avaliação do destino nas dimensões do modelo de valor de marca, nomeadamente, imagem, notoriedade, qualidade percecionada e fidelização. Os resultados obtidos através das análises descritiva e fatorial confirmatória atestam que o modelo de valor da marca é composto por estas quatro dimensões. Embora a imagem seja uma dimensão importante do modelo, os resultados mostram que a marca de destino depende, igualmente, da notoriedade, da qualidade percecionada e da fidelização.

Keywords : Valor de marca; notoriedade; imagem; valor percecionado; fidelização; gestão de marca do destino.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License