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Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

LOPES, Ana Paula  e  SOARES, Filomena. Planeamento e desenvolvimento do turismo: o caso da região Norte de Portugal. TMStudies [online]. 2017, vol.13, n.4, pp.20-29. ISSN 2182-8458.

O turismo tem vindo a ganhar cada vez mais importância na economia global, em geral e mais especificamente, na Europa, em Portugal e em áreas mais pequenas, como a região Norte de Portugal. O norte de Portugal possui um património paisagístico, cultural, histórico e arquitetónico muito rico, incluindo algumas “pérolas” que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura classificaram ao longo dos anos como Património Mundial. Com o seu vasto impacto no crescimento económico, emprego e desenvolvimento social, o turismo pode ser uma ferramenta poderosa na transformação da economia portuguesa, contribuindo para a competitividade, a riqueza e a coesão do país. Neste sentido, o governo e os intervenientes no domínio do turismo assumiram recentemente um compromisso mais forte no desenvolvimento desse setor. O objetivo deste estudo foi analisar de que modo as políticas públicas de turismo contribuem para o desenvolvimento do setor de turismo na região norte de Portugal, incluídas no Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT) e na Agenda Regional de Turismo Norte (ART). Procurou-se atingir esses objetivos focalizando dois aspectos principais. Primeiro, examinaram-se as características do setor, identificando os produtos turísticos na região Norte. Em segundo lugar, analisamos o panorama geral do desenvolvimento do setor entre 2004 e 2014, fazendo uma análise descritiva dos principais indicadores turísticos com base em dados recolhidos de várias fontes, nomeadamente o Instituto Nacional de Estatística (INE), PENT, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Turismo de Portugal e Turismo do Porto e Norte de Portugal. Os resultados revelam que o investimento no turismo na região Norte incluiu a oferta de oito principais produtos turísticos e diferenciadores em quatro sub-regiões de turismo (ou seja, área metropolitana do Porto, Alto Minho, Douro e Terras de Trás-os-Montes). Comparando os valores de previsão em termos de dormidas, turistas e receitas fixadas pelo PENT, a realidade mostrou que os resultados estavam um pouco distantes do esperado; no entanto, confirmam a percepção comum de que a região Norte de Portugal ainda está em pleno crescimento como destino turístico.

Palavras-chave : Região Norte; turismo sustentável; planeamento turístico; competitividade regional.

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