SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Convergência na investigação da gestão do turismo: uma análise bibliométricaTransferencia de conocimiento y Guanxi dinámico en universidades Chinas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458versión On-line ISSN 2182-8466

Resumen

REMOALDO, Paula Cristina; VAREIRO, Laurentina  y  RIBEIRO, José Cadima. Alterações no perfil dos visitantes de Guimarães e na perceção dos atributos da cidade após o acolhimento da Capital Europeia da Cultura 2012. TMStudies [online]. 2017, vol.13, n.4, pp.43-53. ISSN 2182-8458.

As Capitais Europeias da Cultura (CEC) são o projeto colaborativo de âmbito cultural mais ambicioso concretizado na Europa, se se considerar a respetiva escala. Em 2012, pela primeira vez em Portugal, uma cidade de dimensão média acolheu uma CEC. Guimarães, situada no noroeste do país, foi a cidade escolhida. Três anos depois, entendemos que era tempo de avaliar o que mudou como consequência do acolhimento do evento em termos de perfil do visitante e perceção dos atributos da cidade. Foram usados dados primários recolhidos através de um inquérito aplicado aos turistas de Guimarães nos períodos ex-ante (2010/2011) e ex-post (2015). Na análise, recorreu-se a métodos estatísticos que permitissem pôr em evidência as similaridades e/ou diferenças nos perfis dos visitantes e nas perceções destes referentes aos atributos do destino, considerando os dois momentos de análise. Em função dos resultados alcançados, concluiu-se que ocorreu uma mudança no perfil do visitante de Guimarães (no período posterior face ao período inicial, constatou-se um maior balanceamento entre homens e mulheres, um decréscimo na quantidade de turistas entre os 0 e os 25 anos de idade, e um incremento dos entre 45 e os 65 anos, assim como dos detentores de mais baixos níveis de escolaridade), aparte uma notória evolução no que respeita à perceção dos atributos da cidade. Acredita-se que os resultados empíricos obtidos podem ser uma fonte de informação relevante para os operadores turísticos e, sobretudo, para as entidades responsáveis pelo planeamento e gestão da cidade.

Palabras clave : perfil do visitante; perceção dos atributos do destino; Capital Europeia da Cultura de 2012; Guimarães.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons