SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Tourism Sector Competitiveness in Portugal: applying Porter's DiamondDestination image, satisfaction and destination loyalty in cruise tourism: the case of Malaga (Spain) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458On-line version ISSN 2182-8466

Abstract

BOTEQUILHA-LEITAO, André  and  DIAZ-VARELA, Emilio. Um paradigma alternativo para o ordenamento do território e o turismo em paisagens costeiras: as métricas espaciais como indicadores para ordenamento e o turismo em paisagens costeiras. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.1, pp.45-57. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14104.

As dinâmicas urbanas no litoral do Algarve estão intimamente ligadas ao turismo, que domina a economia regional. Apresentamos uma parte dos resultados de um projecto de investigação sobre as alterações do uso do solo nas paisagens costeiras do Algarve, nomeadamente na dispersão urbana em volta de Faro, uma das zonas com maior concentração de “resorts” na região. Desenvolvemos uma análise diacrónica (1990-2000) baseada no Corine Land Cover combinando tabelas de contingência com métricas da paisagem. Foi seleccionado um conjunto parcimonioso de métricas facilitando o seu uso conjunto e gerando resultados que fossem claramente interpretados; a ténica “janelas móveis” facilitou a identificação de gradientes de heterogeneidade da paisagem. O ordenamento do território deve prestar mais atenção ao turismo, adoptando abordagens espaciais, monitorizando iniciativas, planeando melhor. As métricas constituem bons indicadores para este fim.

Keywords : Turismo sustentável; paisagens mediterrânicas costeiras; alterações do uso do solo; dispersão urbana; métricas espaciais.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License