SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A competitividade do setor do turismo em Portugal: aplicando o diamante de PorterDestination image, satisfaction and destination loyalty in cruise tourism: the case of Malaga (Spain) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

BOTEQUILHA-LEITAO, André  e  DIAZ-VARELA, Emilio. Um paradigma alternativo para o ordenamento do território e o turismo em paisagens costeiras: as métricas espaciais como indicadores para ordenamento e o turismo em paisagens costeiras. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.1, pp.45-57. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14104.

As dinâmicas urbanas no litoral do Algarve estão intimamente ligadas ao turismo, que domina a economia regional. Apresentamos uma parte dos resultados de um projecto de investigação sobre as alterações do uso do solo nas paisagens costeiras do Algarve, nomeadamente na dispersão urbana em volta de Faro, uma das zonas com maior concentração de “resorts” na região. Desenvolvemos uma análise diacrónica (1990-2000) baseada no Corine Land Cover combinando tabelas de contingência com métricas da paisagem. Foi seleccionado um conjunto parcimonioso de métricas facilitando o seu uso conjunto e gerando resultados que fossem claramente interpretados; a ténica “janelas móveis” facilitou a identificação de gradientes de heterogeneidade da paisagem. O ordenamento do território deve prestar mais atenção ao turismo, adoptando abordagens espaciais, monitorizando iniciativas, planeando melhor. As métricas constituem bons indicadores para este fim.

Palavras-chave : Turismo sustentável; paisagens mediterrânicas costeiras; alterações do uso do solo; dispersão urbana; métricas espaciais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons