SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A inovação nos modelos de negócios: rumo a um quadro conceptualLa actitud hacia el sitio web como factor clave del éxito empresarial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458versión On-line ISSN 2182-8466

Resumen

FRANCA, Alexandra  y  RUA, Orlando Lima. Relação entre recursos intangíveis, capacidades absortivas e desempenho das exportações. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.1, pp.94-107. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14108.

O novo paradigma da atualidade da economia mundial carateriza-se pela mobilidade dos recursos produtivos e pela capacidade de combiná- los de forma eficiente. A investigação em gestão estratégica tem reconhecido a importância do estudo dos recursos e capacidades das empresas, bem como a sua utilidade para alcançar vantagem competitiva. Esta perspetiva é consistente com a Resource-Based View (RBV) e com a Dynamic Capabilities View (DCV). A fonte de vantagem competitiva surge mais correlacionada com recursos intangíveis, dado estes serem raros e socialmente complexos, dificultando a sua imitação. Consequentemente, os recursos intangíveis são considerados estratégicos, uma vez que permitem criar valor percebido pelo cliente, superar a concorrência e competir em novos mercados, sendo utilizados numa ampla gama de produtos e serviços. Por outro lado, os processos para absorção de conhecimento externo tornaram-se um elemento essencial para as empresas se adaptarem às mudanças no ambiente competitivo. O conhecimento desempenha assim um papel importante no processo de internacionalização das empresas. Baseada em teorias bem estabelecidas, a presente investigação explora a influência dos recursos intangíveis e das capacidades absortivas no desempenho das exportações de pequenas e médias empresas (PME) membros da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes a Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS). Com base numa amostra de 42 empresas, os resultados empíricos deste estudo indicam que os recursos intangíveis e as capacidades absortivas têm uma influência positiva e significativa no desempenho das exportações. Por um lado, os recursos intangíveis que mais contribuem para o efeito são os recursos reputacionais, o acesso a recursos financeiros e os recursos relacionais, e, por outro, as capacidades absortivas que mais contribuem para o desempenho das exportações são a exploração do conhecimento, a transformação do conhecimento e a aquisição de conhecimentos gerais.

Palabras clave : Recursos intangíveis; capacidades absortivas; desempenho das exportações; PME; indústria portuguesa do calçado; PLS-MEE.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons