SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A inovação nos modelos de negócios: rumo a um quadro conceptualEnhancing consumer attitudes toward a website as a contributing factor in business success índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

FRANCA, Alexandra  e  RUA, Orlando Lima. Relação entre recursos intangíveis, capacidades absortivas e desempenho das exportações. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.1, pp.94-107. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14108.

O novo paradigma da atualidade da economia mundial carateriza-se pela mobilidade dos recursos produtivos e pela capacidade de combiná- los de forma eficiente. A investigação em gestão estratégica tem reconhecido a importância do estudo dos recursos e capacidades das empresas, bem como a sua utilidade para alcançar vantagem competitiva. Esta perspetiva é consistente com a Resource-Based View (RBV) e com a Dynamic Capabilities View (DCV). A fonte de vantagem competitiva surge mais correlacionada com recursos intangíveis, dado estes serem raros e socialmente complexos, dificultando a sua imitação. Consequentemente, os recursos intangíveis são considerados estratégicos, uma vez que permitem criar valor percebido pelo cliente, superar a concorrência e competir em novos mercados, sendo utilizados numa ampla gama de produtos e serviços. Por outro lado, os processos para absorção de conhecimento externo tornaram-se um elemento essencial para as empresas se adaptarem às mudanças no ambiente competitivo. O conhecimento desempenha assim um papel importante no processo de internacionalização das empresas. Baseada em teorias bem estabelecidas, a presente investigação explora a influência dos recursos intangíveis e das capacidades absortivas no desempenho das exportações de pequenas e médias empresas (PME) membros da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes a Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS). Com base numa amostra de 42 empresas, os resultados empíricos deste estudo indicam que os recursos intangíveis e as capacidades absortivas têm uma influência positiva e significativa no desempenho das exportações. Por um lado, os recursos intangíveis que mais contribuem para o efeito são os recursos reputacionais, o acesso a recursos financeiros e os recursos relacionais, e, por outro, as capacidades absortivas que mais contribuem para o desempenho das exportações são a exploração do conhecimento, a transformação do conhecimento e a aquisição de conhecimentos gerais.

Palavras-chave : Recursos intangíveis; capacidades absortivas; desempenho das exportações; PME; indústria portuguesa do calçado; PLS-MEE.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons