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Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

MARIUTTI, Fabiana Gondim  e  MEDEIROS, Mirna de Lima. Cultura como uma dimensão da marca-país: os altos e baixos da imagem de marca do Brasil. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.1, pp.117-127. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14110.

Culturalmente, um país é reconhecido internacionalmente, representando um aspecto significativo da gestão de marca do país e da gestão de marca do destino. Por isso, o objetivo desse artigo é explorar ‘cultura’ e suas associações para o Brasil como uma dimensão da marca do país, que é a unidade de análise para esse estudo interpretativo na Inglaterra. Assim, após o grupo focal e análises temáticas, explorando e interpretando os achados, o Brasil foi percebido como possuindo uma ‘cultura diversa e positiva’. O achado mais surpreendente refere-se à notoriedade dos participantes da diversidade de associações com a imagem de marca do Brasil. Inicialmente, ´futebol´, ‘Carnaval’ e ‘Rio’ foram os temas prevalentes da discussão, seguidos de ‘música’. Os seguintes aspectos culturais únicos mais reconhecidos do Brasil foram as ‘sandálias de dedo’, a ‘Amazônia’, ‘desfiles de carnaval’, ‘castanha-do- pará’ e os ‘povos indígenas nativos brasileiros’. No entanto, a imagem de marca do Brasil é, em certa medida, mais favorável do que desfavorável. Assim, esse estudo pode orientar estratégias para campanhas de gestão de marca enquanto fomenta negócios e turismo para uma marca de país respeitável, sustentável e bem-sucedida.

Palavras-chave : Marca do país; marca de destino; imagem de marca do Brasil; cultura.

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