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Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

COSTA, Vânia  e  ALMEIDA, Cláudia. As companhias aéreas de baixo custo e o desenvolvimento dos destinos turísticos: um estudo de caso do aeroporto do Porto, Portugal. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.2, pp.7-15. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14201.

A mobilidade é uma das características da sociedade moderna. O mundo de hoje, apesar das incertezas trazidas pela globalização, é uma realidade interconectada de redes, sejam elas físicas ou virtuais. Na Europa, essa mobilidade é maior do que antes devido à nova oferta de rotas e frequências de companhias aéreas, principalmente das companhias de baixo custo (LCC). Portugal é um dos países que cresceu quer em termos de novas rotas, novos destinos e, sobretudo, novos clientes, gerando impactos económicos regionais. Ao longo da última década, as companhias áreas de baixo custo que operam no aeroporto do Porto (OPO) aumentaram o volume de tráfego em aproximadamente 260%. Esta evolução, gerada pelas LCC, significou que outros aeroportos regionais seguiram essa tendência e também experimentaram um impacto líquido positivo e crescente na sua economia local. Este estudo tem como principal objetivo analisar a evolução do tráfego aéreo do LCC no Aeroporto Francisco Sá Carneiro (OPO) e o seu impacto económico na área de influência. Foi utilizado um modelo de análise de custo-benefício para determinar os custos, benefícios e impacto líquido das rotas de baixo custo no desenvolvimento da economia local entre 2005 e 2012. As operadoras áreas de baixo custo começaram a operar no aeroporto OPO em 2005.

Palavras-chave : Aeroportos; análise custo benefício; low cost carrier; desenvolvimento regional; impacto económico.

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