SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Food services and customer loyalty in the hospitality industryBulgarian tourism and the problem of poverty alleviation in Bulgaria author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458On-line version ISSN 2182-8466

Abstract

MELO, Francisco Vicente Sales  and  FARIAS, Salomão Alencar de. Comunicação de sustentabilidade e seu efeito na intenção do consumidor para visitar um destino turístico. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.2, pp.36-44. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14204.

Este artigo buscou identificar se os estímulos racionais e hedônicos de sustentabilidade inseridos em comunicações de destinos turísticos de lazer, moderados pelas emoções, envolvimento e consciência ecológica, se relacionam com a intenção de visitar um destino turístico por parte do consumidor. A pesquisa adotou um desenho experimental com manipulação entre grupos. Os estímulos de sustentabilidade foram manipulados por meio de mensagens textuais, sendo que cada participante foi apresentado a apenas uma condição manipulada. Encontrou-se que o estímulo hedônico de sustentabilidade tem maior efeito sobre a intenção do consumidor, sobretudo para aqueles com baixa consciência ecológica. O estudo contribui para a literatura ao revelar que apesar dos construtos emoção, envolvimento e consciência ecológica não serem fortes moderadores na relação entre estímulos racionais ou hedônicos de sustentabilidade e a intenção, são aspectos que, quando ativados positivamente, especialmente a partir dos argumentos hedônicos de sustentabilidade, geram maior intenção de visitar o local por parte do consumidor.

Keywords : Comunicação racional/hedônica; emoção; envolvimento; consciência ecológica; sustentabilidade no turismo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License