SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Os serviços de alimentação e a lealdade na indústria de hospitalidadeO turismo búlgaro e o problema da redução da pobreza na Bulgária índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

MELO, Francisco Vicente Sales  e  FARIAS, Salomão Alencar de. Comunicação de sustentabilidade e seu efeito na intenção do consumidor para visitar um destino turístico. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.2, pp.36-44. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14204.

Este artigo buscou identificar se os estímulos racionais e hedônicos de sustentabilidade inseridos em comunicações de destinos turísticos de lazer, moderados pelas emoções, envolvimento e consciência ecológica, se relacionam com a intenção de visitar um destino turístico por parte do consumidor. A pesquisa adotou um desenho experimental com manipulação entre grupos. Os estímulos de sustentabilidade foram manipulados por meio de mensagens textuais, sendo que cada participante foi apresentado a apenas uma condição manipulada. Encontrou-se que o estímulo hedônico de sustentabilidade tem maior efeito sobre a intenção do consumidor, sobretudo para aqueles com baixa consciência ecológica. O estudo contribui para a literatura ao revelar que apesar dos construtos emoção, envolvimento e consciência ecológica não serem fortes moderadores na relação entre estímulos racionais ou hedônicos de sustentabilidade e a intenção, são aspectos que, quando ativados positivamente, especialmente a partir dos argumentos hedônicos de sustentabilidade, geram maior intenção de visitar o local por parte do consumidor.

Palavras-chave : Comunicação racional/hedônica; emoção; envolvimento; consciência ecológica; sustentabilidade no turismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons