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Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458versión On-line ISSN 2182-8466

Resumen

PAIVA, Kely César Martins de et al. Gênero e experiências de retaliação. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.2, pp.53-62. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14206.

Dadas as idiossincrasias do trabalho do call center, seu impacto na vida dos funcionários e suas possíveis reações, analisamos quais formas de retaliação podem ocorrer em um ambiente desse tipo, considerando gênero. Realizamos pesquisa descritiva qualitativa. Entrevistamos 20 agentes do call center (9 homens e 11 mulheres) em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, no Brasil. Todas as entrevistas foram transcritas na íntegra e os dados foram submetidos à análise do discurso (abordagem francesa). Os resultados mostraram que, neste caso, não houve diferença de gênero em relação às injustiças percebidas. Assim, os trabalhadores de ambos os sexos muitas vezes retaliam e consideram suas ações razoáveis.

Palabras clave : Retaliação; gênero; call center.

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