SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Imagem de destinos turísticos à luz da lógica dominante do serviço em marketingEstado da arte da política de preços no transporte aéreo: companhias aéreas de linha vs. companhias aéreas de baixo custo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

BENKHARD, Borbála. Determinação dos padrões de fluxo turístico numa área de estudo de baixa montanha. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.3, pp.19-31. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14302.

Compreender o movimento dos visitantes contribui para desenvolver planos de gestão apropriados para os destinos. A determinação desse movimento é composta não apenas pela identificação dos pontos iniciais e finais, juntamente com a sequência de paragens, mas também pela caracterização do padrão de rota. O tipo desse padrão depende, do fator humano, além dos parâmetros físicos externos e do tempo disponível, tendo consequentemente uma relação com o comportamento e o tipo do turista. Compreender e fazer uso desses padrões são medidas importantes para as organizações que gerenciam áreas naturais. A observação de visitantes em áreas naturais não é possível em todos os ambientes, ao passo que a gestão de certos percursos pode ser feita apenas com a ajuda de tal conhecimento. Isso explica que a literatura que descreve diferentes padrões, analisa relacionamentos entre destinos. Neste trabalho é apresentada a identificação do padrão de movimento dos caminhantes numa área de estudo montanhosa. A análise do fluxo de visitantes de uma área de estudo na Hungria (área de 180 km2 do Börzsöny Central no Parque Nacional Duna-Ipoly) foi realizada com base num questionário realizado com a ajuda de voluntários. Baseada na análise dos dados obtidos, a descrição precisa do movimento de grupos de caminhantes e caminhantes individuais tornou-se possível. A definição baseada na matemática de rotas de caminhadas completadas em áreas montanhosas é nova para os dados disponíveis na literatura. Padrões de rotas de um dia foram classificados em 6 tipos e dois tipos de rotas de caminhada exigindo vários dias também foram identificados. Diferentes tipos de rotas foram observados nas diferentes entradas do destino. Tais informações ajudam na identificação de tipos de visitantes nos pontos de partida e no planeamento de medidas apropriadas de gestão de visitantes.

Palavras-chave : Fluxo de visitantes; padrão de movimento turístico; comportamento; movimento espacial; modelo de itinerário.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons