SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Determination of tourist flow patterns in a low mountain study areaPositive psychology and tourism: a systematic literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458On-line version ISSN 2182-8466

Abstract

WEHNER, Christian; LOPEZ-BONILLA, Jesús Manuel; LOPEZ-BONILLA, Luis Miguel  and  SANTOS, José António C.. Estado da arte da política de preços no transporte aéreo: companhias aéreas de linha vs. companhias aéreas de baixo custo. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.3, pp.32-40. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14303.

A moderna indústria do transporte aéreo é altamente competitiva. Para sobreviver no mercado, a implementação de uma estratégia de marketing bem-sucedida é fundamental. Em particular, uma política de preços eficaz tornou-se crucial para as companhias aéreas continuarem lucrativas. Os diferentes tipos de companhias aéreas no mercado também estabeleceram políticas de preços muito distintas. O presente estudo baseia-se numa revisão da literatura e apresenta o estado da arte da política de preços no transporte aéreo. O objetivo é comparar e discutir as estratégias de preços de companhias aéreas de linha e companhias aéreas de baixo custo. Atenção especial é dada à Gestão de Receitas (Revenue Management), que é uma ferramenta de gestão usada pelas companhias aéreas para aproveitar as diferenças na disposição de pagar dos passageiros. A política de preços, no entanto, depende da estratégia geral de negócios da companhia aérea. Os resultados mostram muitas diferenças, resultantes do facto de que esses dois tipos de companhias aéreas são caracterizados por modelos de negócios fundamentais muito diferentes e, correspondentemente, também grupos-alvo. Como as operadoras de rede e também as companhias aéreas de baixo custo ajustaram as suas estratégias de preços ultimamente, esses desenvolvimentos recentes também serão discutidos. Este documento contribui para o conhecimento deste tópico, pois apresenta o estudo mais atualizado e completo sobre preços de companhias aéreas de linha versus companhias aéreas de baixo custo.

Keywords : Política de preços; Revenue Management; disposição de pagar; operadoras de rede; companhias aéreas de baixo custo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License