SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Impactos econômicos e de imagem dos jogos Olímpicos de verão em destinos turísticos: uma revisão da literaturaClientes esquecidos, clientes incluídos: valores pessoais e coprodução dos deficientes físicos no consumo de lazer índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

FARIA, Ana Rita; FERREIRA, Leonor  e  TRIGUEIROS, Duarte. A análise da rendibilidade de clientes nos hotéis através do custeio baseado em atividades. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.3, pp.65-74. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14306.

Este artigo investiga a análise de rendibilidade de clientes nos hotéis de quatro e cinco estrelas do Algarve (Portugal). Os sistemas de contabilidade tradicionais focalizam-se na rendibilidade dos produtos, serviços ou departamentos não fornecendo informação eficaz para decisões de marketing. Os resultados são relatados por departamentos, sendo as atividades de marketing direcionadas para segmentos de mercado. Reconhecendo o foco na criação de valor para o cliente e o “desencontro” entre fornecimento e utilização de informação nos hotéis, a literatura tem sugerido técnicas de análise de rendibilidade de clientes. Apesar dos beneficios destas técnicas, nomeadamente o foco estratégico, os hotéis utilizam técnicas tradicionais. Um questionário estruturado recolhido presencialmente revelou que a técnica CPA está pouco difundida no setor; os hotéis acumulam custos por centros de resultados e por centros de custos. Nenhum adopta o custeio baseado nas actividades, embora seja o método mais apropriado para atribuir custos a clientes.

Palavras-chave : Análise de rendibilidade de clientes; análise da rendibilidade dos segmentos de mercado; custeio baseado em atividades; setor hoteleiro; Algarve.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons