SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issueESPECIALSoftware as a Service: an effective platform to deliver holistic Hotel Performance Management SystemsValidation of the Hospitality Culture Scale in the context of hotel industry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458On-line version ISSN 2182-8466

Abstract

MARQUES, Carlos Peixeira; LEAL, Carmem Teresa; MARQUES, Carla Susana  and  CABRAL, Breno Fernando Tinoco. Marketing interno e satisfação laboral em hotéis da Via Costeira, Natal, Brasil. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.Especial, pp.36-42. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14SI104.

Atualmente as organizações enfrentam desafios multifacetados, como aumentar a produtividade e lidar com a pressão de gerir os recursos humanos de forma eficiente e eficaz, implicando práticas de gestão centradas na formação e retenção dos melhores colaboradores. Neste contexto, este artigo pretende avaliar o impacto de práticas de marketing interno no comprometimento e na satisfação dos trabalhadores de hotéis de qualidade superior numa cidade do Nordeste do Brasil. Foram recolhidas medidas da orientação para o marketing interno, comprometimento organizacional e satisfação laboral de 138 gestores operacionais e intermédios de quatro hotéis. Os resultados do modelo de equações estruturais confirmam o efeito positivo do marketing interno sobre o comprometimento e a satisfação, mas não confirmam a esperada relação entre comprometimento e satisfação.

Keywords : Marketing interno; comprometimento organizacional; satisfação laboral; hotelaria.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License