SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 númeroESPECIALSoftware as a Service: an effective platform to deliver holistic Hotel Performance Management SystemsValidação da Escala da Cultura da Hospitalidade no contexto da indústria da hotelaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458versión On-line ISSN 2182-8466

Resumen

MARQUES, Carlos Peixeira; LEAL, Carmem Teresa; MARQUES, Carla Susana  y  CABRAL, Breno Fernando Tinoco. Marketing interno e satisfação laboral em hotéis da Via Costeira, Natal, Brasil. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.Especial, pp.36-42. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14SI104.

Atualmente as organizações enfrentam desafios multifacetados, como aumentar a produtividade e lidar com a pressão de gerir os recursos humanos de forma eficiente e eficaz, implicando práticas de gestão centradas na formação e retenção dos melhores colaboradores. Neste contexto, este artigo pretende avaliar o impacto de práticas de marketing interno no comprometimento e na satisfação dos trabalhadores de hotéis de qualidade superior numa cidade do Nordeste do Brasil. Foram recolhidas medidas da orientação para o marketing interno, comprometimento organizacional e satisfação laboral de 138 gestores operacionais e intermédios de quatro hotéis. Os resultados do modelo de equações estruturais confirmam o efeito positivo do marketing interno sobre o comprometimento e a satisfação, mas não confirmam a esperada relação entre comprometimento e satisfação.

Palabras clave : Marketing interno; comprometimento organizacional; satisfação laboral; hotelaria.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons