SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 númeroESPECIALSoftware as a Service: an effective platform to deliver holistic Hotel Performance Management SystemsValidação da Escala da Cultura da Hospitalidade no contexto da indústria da hotelaria índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

MARQUES, Carlos Peixeira; LEAL, Carmem Teresa; MARQUES, Carla Susana  e  CABRAL, Breno Fernando Tinoco. Marketing interno e satisfação laboral em hotéis da Via Costeira, Natal, Brasil. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.Especial, pp.36-42. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14SI104.

Atualmente as organizações enfrentam desafios multifacetados, como aumentar a produtividade e lidar com a pressão de gerir os recursos humanos de forma eficiente e eficaz, implicando práticas de gestão centradas na formação e retenção dos melhores colaboradores. Neste contexto, este artigo pretende avaliar o impacto de práticas de marketing interno no comprometimento e na satisfação dos trabalhadores de hotéis de qualidade superior numa cidade do Nordeste do Brasil. Foram recolhidas medidas da orientação para o marketing interno, comprometimento organizacional e satisfação laboral de 138 gestores operacionais e intermédios de quatro hotéis. Os resultados do modelo de equações estruturais confirmam o efeito positivo do marketing interno sobre o comprometimento e a satisfação, mas não confirmam a esperada relação entre comprometimento e satisfação.

Palavras-chave : Marketing interno; comprometimento organizacional; satisfação laboral; hotelaria.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons