SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 númeroESPECIALMarketing interno e satisfação laboral em hotéis da Via Costeira, Natal, BrasilSatisfacción y lealtad en el sistema todo incluido en Cabo Verde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458versión On-line ISSN 2182-8466

Resumen

FERNANDES, Adriana; ALTURAS, Bráulio  y  LAUREANO, Raul. Validação da Escala da Cultura da Hospitalidade no contexto da indústria da hotelaria. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.Especial, pp.43-52. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14SI105.

Este estudo tem como objetivo validar os fatores finais da Escala da Cultura da Hospitalidade, referente a Cultura Organizacional, composta pelas seguintes dimensões: princípios de gestão, relacionamento com clientes, variedade no trabalho e satisfação no trabalho, no contexto das organizações da indústria da hotelaria no Brasil e em Portugal. Para tal foi realizada uma Análise Fatorial Confirmatória (AFC) com duzentos e cinquenta e nove profissionais dessa indústria. Os resultados apresentados apoiam uma estrutura de com três fatores e dezoito itens. Concluiu-se que o fator “satisfação no trabalho” não contribui para a formação do construto Cultura Organizacional. Entende-se que uma Cultura Organizacional adequada ao ambiente da hospitalidade pode fazer com que os profissionais se sintam valorizados, o que pode impactar a satisfação no trabalho, entretanto a satisfação no trabalho não pode ser considerada parte dos valores compartilhados pelos membros de uma organização.

Palabras clave : Cultura organizacional; cultura da hospitalidade; indústria da hotelaria; análise fatorial confirmatória.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons