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Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458versión On-line ISSN 2182-8466

Resumen

CASTRO, Conceição  y  FERREIRA, Fernanda A.. Online hotel ratings e a sua influência nos preços dos hotéis: o caso de Lisboa, Portugal. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.Especial, pp.63-72. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14SI107.

Lisboa é uma das cidades da União Europeia onde o número de hotéis tem tido uma das maiores taxas de crescimento. Com a revolução digital os turistas podem facilmente comparar preços bem como obter informações acerca da experiência dos hóspedes, o que pode influenciar os preços. O objetivo deste artigo é o de analisar de que forma os preços podem ser influenciados por fatores sinalizadores de qualidade, como a categoria (número de estrelas), avaliações online (localização, limpeza, conforto, comodidades, funcionários e relação qualidade/preço, disponíveis no booking.com), o número de comentários dos hóspedes e a disponibilidade de quartos em Lisboa. Para 151 hotéis, de 3 a 5 estrelas, através de um modelo de regressão múltipla, os resultados sugerem que a categoria do hotel, os ratings de localização e comodidades têm uma influência positiva no preço, mas um maior trade-off entre o que os clientes pagam e a experiência que usufruem tem um impacto negativo na vontade de pagar, assim como o número de comentários. Verifica-se, ainda, que os fatores influentes diferem entre hotéis com diferentes categorias. Os resultados fornecem pistas para os hoteleiros promoverem ações corretivas relativamente aos atributos mais valorizados e que podem proporcionar um maior prémio no preço dos quartos.

Palabras clave : Online hotel ratings; preços hedónicos; hotéis de Lisboa; Booking.com.

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