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Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

PAROLIN, Carolina Fiuza  e  BOEING, Ricardo. Consumo de experiências em hotéis boutique no contexto do e-WOM. TMStudies [online]. 2019, vol.15, n.2, pp.33-45. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2019.150203.

A sociedade pós-moderna é caracterizada pelo comportamento hedonista dos consumidores e valoriza o consumo de experiências como uma forma de diferenciação e elevação social. O presente estudo tem como objetivo entender as manifestações on-line de experiências de consumidores relacionadas à hotéis boutique e as motivações para o uso do boca a boca eletrônico (e-WOM). A pesquisa está relacionada à estudos sobre experiência de consumo e compreensão do sujeito pós-moderno, adota a netnografia como base para coleta de dados e análise do comportamento pós-consumo em hotéis boutique. O estudo foi conduzido por meio da observação participante de manifestações online de consumidores de hotéis boutique. Além disso, foram realizadas análises do discurso mediado por computador, análise de imagens de dados e análise de discurso extraído de entrevistas com usuários identificados a partir de interações evidentes e publicações on-line. Esta pesquisa apresenta uma nova perspectiva a partir da abordagem de Pine e Gilmore, utilizando a economia da experiência, a análise pós-moderna do consumidor e os conceitos de hotéis boutique como abordagem. Observou-se que exclusividade e privacidade são elementos centrais que determinam a escolha e a definição de hotéis boutique pelos consumidores, contudo as manifestações online resultam em comportamento exibicionista e paradoxal.

Palavras-chave : Consumo de experiências; hotéis boutique; e-WOM.

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