SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Factors that affect the perception of a tourist resource’s value: the case of the Caminito del ReyValidation of a scale of measurement of service quality, image, customer satisfaction and loyalty in traditional trade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458On-line version ISSN 2182-8466

Abstract

TURKOGLU, Nuray  and  DALGIC, Ali. O efeito do estilo de pensamento ruminativo e do ostracismo no local de trabalho na intenção de rotatividade de funcionários de hotéis: o efeito mediador da identificação organizacional. TMStudies [online]. 2019, vol.15, n.3, pp.17-26. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2019.150302.

O objetivo principal deste artigo é revelar os efeitos do pensamento ruminativo e do ostracismo no local de trabalho na intenção de rotatividade dos funcionários do hotel. Para além disso, foi investigado o efeito do estilo de pensamento ruminativo e do ostracismo no local de trabalho na intenção de rotatividade dos funcionários do hotel por meio do papel mediador da identificação organizacional. Os dados foram recolhidos por amostragem de conveniência entre 1 de junho e 1 de outubro de 2018 de entre os funcionários das doze empresas hoteleiras de cinco estrelas em Bodrum, Turquia, produzindo 432 questionários válidos. Os resultados mostraram que o estilo de pensamento ruminativo e o ostracismo no local de trabalho aumentam a intenção de rotatividade dos funcionários do hotel, enquanto a identificação organizacional a diminui. Além disso, a identificação organizacional desempenha um papel mediador entre um estilo de pensamento ruminativo e a intenção de rotatividade. Assim, recomendamos aos gerentes que criem um bom ambiente de trabalho, apoiem e participem nas atividades sociais com os seus colaboradores, façam com que estes se sintam parte da organização e afirmem que valorizam a sua equipa.

Keywords : Estilo de pensamento ruminativo; ostracismo no local de trabalho; identificação organizacional; intenção de rotatividade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License