SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Factores que influyen en la percepción de valor de un recurso turístico: el caso del Caminito del ReyValidação de uma escala de medição da qualidade de serviço, imagem, satisfação e lealdade do cliente no comércio tradicional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458versión On-line ISSN 2182-8466

Resumen

TURKOGLU, Nuray  y  DALGIC, Ali. O efeito do estilo de pensamento ruminativo e do ostracismo no local de trabalho na intenção de rotatividade de funcionários de hotéis: o efeito mediador da identificação organizacional. TMStudies [online]. 2019, vol.15, n.3, pp.17-26. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2019.150302.

O objetivo principal deste artigo é revelar os efeitos do pensamento ruminativo e do ostracismo no local de trabalho na intenção de rotatividade dos funcionários do hotel. Para além disso, foi investigado o efeito do estilo de pensamento ruminativo e do ostracismo no local de trabalho na intenção de rotatividade dos funcionários do hotel por meio do papel mediador da identificação organizacional. Os dados foram recolhidos por amostragem de conveniência entre 1 de junho e 1 de outubro de 2018 de entre os funcionários das doze empresas hoteleiras de cinco estrelas em Bodrum, Turquia, produzindo 432 questionários válidos. Os resultados mostraram que o estilo de pensamento ruminativo e o ostracismo no local de trabalho aumentam a intenção de rotatividade dos funcionários do hotel, enquanto a identificação organizacional a diminui. Além disso, a identificação organizacional desempenha um papel mediador entre um estilo de pensamento ruminativo e a intenção de rotatividade. Assim, recomendamos aos gerentes que criem um bom ambiente de trabalho, apoiem e participem nas atividades sociais com os seus colaboradores, façam com que estes se sintam parte da organização e afirmem que valorizam a sua equipa.

Palabras clave : Estilo de pensamento ruminativo; ostracismo no local de trabalho; identificação organizacional; intenção de rotatividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons