SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Examining the mediating role of celebrity endorsement in green advertisements to improve the intention of Egyptian Millennials towards environmental behaviours in tourist destinationsThe impacts of perceived overqualification on employee performance: a case of chefs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458On-line version ISSN 2182-8466

Abstract

DOBREVA, Nevena  and  IVANOV, Stanislav. Empreendedorismo cultural: uma revisão da literatura. TMStudies [online]. 2020, vol.16, n.4, pp.23-34.  Epub Dec 30, 2020. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2020.160402.

Este artigo fornece uma revisão abrangente das publicações em inglês indexadas pela Scopus sobre empreendedorismo nas indústrias culturais e criativas e nas artes, identifica lacunas de investigação e fornece orientações para pesquisas futuras. O artigo analisa 131 publicações publicadas no período de 1982 a 2019 através de análise quantitativa de frequências, tabelas cruzadas e teste do Qui-quadrado, assim como análise temática qualitativa das publicações. Oito domínios de investigação foram identificados: 'Características e motivação dos empreendedores', 'Modelos de negócio', 'Desenvolvimento de públicos', 'Uso de tecnologias de informação e comunicação', 'Desenvolvimento urbano', 'Políticas públicas', 'Incubadoras e clusters' e 'Educação empreendedora'. Os resultados mostram que dois terços dos artigos são baseados em pesquisas empíricas, a maioria das quais conduzida no Reino Unido. De uma perspectiva gerencial, as conclusões são que o empreendedor cultural está gradualmente se tornando uma figura central nos processos culturais contemporâneos que têm o potencial de atender às necessidades do mercado e do público, preencher os nichos de negócios emergentes e contribuir para a revitalização de cidades e regiões. São identificadas lacunas de investigação e dadas pistas para pesquisas futuras.

Keywords : Empreendedorismo cultural; indústrias culturais; indústrias criativas; artes; revisão de literatura.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )