Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Tourism & Management Studies
versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466
Resumo
DOBREVA, Nevena e IVANOV, Stanislav. Empreendedorismo cultural: uma revisão da literatura. TMStudies [online]. 2020, vol.16, n.4, pp.23-34. Epub 30-Dez-2020. ISSN 2182-8458. https://doi.org/10.18089/tms.2020.160402.
Este artigo fornece uma revisão abrangente das publicações em inglês indexadas pela Scopus sobre empreendedorismo nas indústrias culturais e criativas e nas artes, identifica lacunas de investigação e fornece orientações para pesquisas futuras. O artigo analisa 131 publicações publicadas no período de 1982 a 2019 através de análise quantitativa de frequências, tabelas cruzadas e teste do Qui-quadrado, assim como análise temática qualitativa das publicações. Oito domínios de investigação foram identificados: 'Características e motivação dos empreendedores', 'Modelos de negócio', 'Desenvolvimento de públicos', 'Uso de tecnologias de informação e comunicação', 'Desenvolvimento urbano', 'Políticas públicas', 'Incubadoras e clusters' e 'Educação empreendedora'. Os resultados mostram que dois terços dos artigos são baseados em pesquisas empíricas, a maioria das quais conduzida no Reino Unido. De uma perspectiva gerencial, as conclusões são que o empreendedor cultural está gradualmente se tornando uma figura central nos processos culturais contemporâneos que têm o potencial de atender às necessidades do mercado e do público, preencher os nichos de negócios emergentes e contribuir para a revitalização de cidades e regiões. São identificadas lacunas de investigação e dadas pistas para pesquisas futuras.
Palavras-chave : Empreendedorismo cultural; indústrias culturais; indústrias criativas; artes; revisão de literatura.