SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Entendendo o comportamento dos turistas que reservam alojamento através de tecnologia móvel: Incorporando o prazer percebido e o valor percebido no Modelo de Aceitação de Tecnologia modificadoO efeito da relação entre ambiguidade e conflito de funções na indústria hoteleira: o efeito mediador da satisfação do trabalho índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

KAPTANGIL, Kerem; ASAN, Kübra  e  KINAY, Aysun Gargaci. O efeito dos comportamentos de cyberloafing dos empregados de empresas turísticas nas motivações e na identificação organizacional. TMStudies [online]. 2021, vol.17, n.1, pp.31-43.  Epub 31-Mar-2021. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2021.170103.

Com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, o cyberloafing, que significa o uso de ferramentas como telefone, tablet ou internet para fins comerciais ou individuais, tornou-se objeto de debate. Desse ponto de vista, foi examinado o comportamento de cyberloafing de funcionários em empresas turísticas. O objetivo foi investigar os efeitos do cyberloafing nas motivações empresariais e na identificação organizacional. Para esse efeito, foi realizada investigação de campo com funcionários de gestão hoteleira nas cidades de Sinop e Samsun, na Turquia. Os dados recolhidos por meio de questionários foram analisados através de análise fatorial e Partial Least Squares Structural Modeling (PLS). Os resultados indicam que o cyberloafing tem impacto parcial e relativamente baixo na motivação do trabalho e na identificação organizacional. Os resultados do estudo contribuem para a literatura sobre comportamento organizacional no contexto do cyberloafing e oferecem sugestões para os gerentes de hotéis.

Palavras-chave : Cyberloafing; motivação; identificação organizacional; empreendimentos turísticos; comportamento dos funcionários.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )