SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Tendências de investigação em férias de desintoxicação digital: uma análise bibliométrica, 2012-2020 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

YENIDOGAN, Alp; GURCAYLILAR-YENIDOGAN, Tugba  e  TETIK, Nilufer. Gestão ambiental e rentabilidade hoteleira: questões de desempenho operacional. TMStudies [online]. 2021, vol.17, n.3, pp.7-19.  Epub 30-Set-2021. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2021.170301.

Embora exista um consenso crescente sobre os benefícios ambientais, os benefícios relativos dos efeitos do aumento de receita e redução de custos das práticas ambientais sobre o desempenho permaneceram um fenómeno mais conservador e menos explorado nos estudos de gestão corporativa. O presente estudo investiga os dois efeitos paralelos de mediação de economia de custos e geração de receita sobre os resultados através de práticas de gestão ambiental. Um método bootstrap é utilizado para fazer uma inferência estatística dos efeitos da mediação causal. Os dados obtidos do setor de alojamento em Antalya/Turquia revelaram que os efeitos do aumento de receita e redução de custos da participação ambiental têm um impacto positivo no lucro das empresas, enquanto nenhuma diferença foi identificada na intensidade dos efeitos indiretos. Em conclusão, os resultados deste estudo indicam um efeito complementar de redução de custos e aumento de receita relativamente ao lucro verde.

Palavras-chave : Práticas de gestão ambiental; redução de custos; aumento de receita; lucro; informação contabilística; setor do alojamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )