SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Social media marketing influence on Boutique Hotel customers’ purchase intention in Malaysia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458On-line version ISSN 2182-8466

Abstract

PIRES, Clara; BASILIO, Maria  and  BORRALHO, Carlos. Determinantes da rentabilidade dos bancos portugueses: uma atualização. TMStudies [online]. 2021, vol.17, n.3, pp.63-70.  Epub Sep 30, 2021. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2021.170305.

Este estudo avalia os principais determinantes da rendibilidade dos bancos, em Portugal, no período 2015-2018. Dividimos os fatores que podem influenciar a rentabilidade dos bancos em dois grupos, nomeadamente, qualidade da gestão, qualidade do crédito, adequação do capital, liquidez (fatores internos do banco), bem como crescimento do PIB (fator externo). O painel de dados é composto por +relatórios de 18 bancos a operar em Portugal, o que representa cerca de 98% do produto bancário português. A rentabilidade bancária tem sido um desafio persistente desde a crise financeiraglobal. Acresce que o sistema bancário português tem enfrentado diversos problemas estruturais, o que torna este tema particularmente relevante. A medida de rentabilidade aqui explorada é a rendibilidade dos capitais próprios. A estratégia empírica seguida baseou-se no MMQ com dados agrupados. As variáveis relevantes são a adequação do capital, a liquidez e o risco de crédito. Como esperado, os resultados mostram que a adequação de capital (TIER 1) e a qualidade de crédito (CVCT) têm um impacto negativo e significativo na rentabilidade dos bancos, enquanto a liquidez (RAL) tem um impacto positivo.

Keywords : Bancos; rentabilidade; MMQ com dados agrupados.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )