SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Potencial predictivo de los modelos globales de quiebras en la industria turísticaInvestigando os antecedentes de comportamentos inovadores na indústria hoteleira da Turquia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458versión On-line ISSN 2182-8466

Resumen

MIRA, Maria do Rosário Campos; MONICO, Lisete dos Santos Mendes  y  BREDA, Zélia Maria de Jesus. Dimensão territorial na internacionalização de destinos turísticos: fatores estruturantes no pós-COVID19. TMStudies [online]. 2021, vol.17, n.4, pp.33-44.  Epub 31-Dic-2021. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2021.170403.

Este estudo apresenta a validação empírica de uma escala destinada a medir os fatores territoriais que contribuem para a internacionalização dos destinos turísticos. Faz parte de uma investigação mais ampla, em que foram identificados os fatores de internacionalização dos destinos, reforçando a perspetiva sistémica do turismo: 'território', 'produto', 'governança' e 'DMO'. Aqui apresentam-se as propriedades psicométricas dos itens que operacionalizam a dimensão "território". O questionário foi administrado a 470 DMO portuguesas com responsabilidades nas áreas do turismo e do desenvolvimento local ou regional. Os itens da escala foram submetidos a análises de conteúdo, confiabilidade e validações psicométricas por meio de análises fatoriais exploratória (análise em componentes principais) e confirmatória (estruturas fatoriais de primeira e de segunda ordem). Os dados sustentam uma estrutura fatorial composta pelos fatores "recursos", "atividade económica" e 'limites', correspondentes a dimensões territoriais influentes na internacionalização dos destinos. Determinou-se a relação entre as opões políticas de internacionalização e as caraterísticas geográficas, culturais e económicas dos territórios. Esta relação constitui os alicerces do turismo em momentos de crise, como a que vivemos atualmente.

Palabras clave : Internacionalização; destinos turísticos; limites; atividade económica; recursos.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )