SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Predictive potential of the global bankruptcy models in the tourism industryInvestigando os antecedentes de comportamentos inovadores na indústria hoteleira da Turquia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

MIRA, Maria do Rosário Campos; MONICO, Lisete dos Santos Mendes  e  BREDA, Zélia Maria de Jesus. Dimensão territorial na internacionalização de destinos turísticos: fatores estruturantes no pós-COVID19. TMStudies [online]. 2021, vol.17, n.4, pp.33-44.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2021.170403.

Este estudo apresenta a validação empírica de uma escala destinada a medir os fatores territoriais que contribuem para a internacionalização dos destinos turísticos. Faz parte de uma investigação mais ampla, em que foram identificados os fatores de internacionalização dos destinos, reforçando a perspetiva sistémica do turismo: 'território', 'produto', 'governança' e 'DMO'. Aqui apresentam-se as propriedades psicométricas dos itens que operacionalizam a dimensão "território". O questionário foi administrado a 470 DMO portuguesas com responsabilidades nas áreas do turismo e do desenvolvimento local ou regional. Os itens da escala foram submetidos a análises de conteúdo, confiabilidade e validações psicométricas por meio de análises fatoriais exploratória (análise em componentes principais) e confirmatória (estruturas fatoriais de primeira e de segunda ordem). Os dados sustentam uma estrutura fatorial composta pelos fatores "recursos", "atividade económica" e 'limites', correspondentes a dimensões territoriais influentes na internacionalização dos destinos. Determinou-se a relação entre as opões políticas de internacionalização e as caraterísticas geográficas, culturais e económicas dos territórios. Esta relação constitui os alicerces do turismo em momentos de crise, como a que vivemos atualmente.

Palavras-chave : Internacionalização; destinos turísticos; limites; atividade económica; recursos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )